quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


Assim como existe preconceito racial e religioso, existe a dificuldade de se conviver com pessoas diferentes sejam elas deficientes mentais ou físicos, sejam elas tatuadas ou com piercings. Até que ponto podemos determinar o caráter de alguém a partir de sua aparência? Aliás,...Existe esse ponto? Tatuagem não determina caráter, este vem de berço, é construído ao longo da vida, o seu caráter pode determinar seu estilo, até mesmo o desenho de sua tatuagem, mas nunca o contrário. No dicionário: ‘’[...] 5 – Conjunto de traços particulares de um indivíduo. 6 – (para a biologia) Aspecto que distingue uma espécie da outra. 7 – Qualidade inerente de uma pessoa. [...]’’. É fato que a discriminação por uso da tatuagem (e outras formas de bodymodification) diminuiu, porém ainda existe. É difícil, ou talvez quase impossível fazer com que todos entendam que as tatuagens são uma forma de expressão, são uma forma de você expressar seus sentimentos através da arte, uma arte que é feita no seu corpo.



Hoje, pesquisando na Internet eu li o seguinte: ‘’ A Câmara examina o Projeto de Lei 1582/07, do deputado Edson Duarte (PV-BA), que proíbe qualquer prática discriminatória e limitativa de acesso a emprego, ou sua manutenção, contra pessoas portadoras de tatuagem e piercing [...]’’ (http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/116419.html). Quando eu li este artigo, estava a data do post ‘’15/01/2008’’. Eu fiquei me perguntando se essa lei ainda estava sendo examinada ou se já estava em vigor, pra tirar minhas dúvidas liguei pra sogra do meu irmão que é advogada e ela me disse que sim, essa lei existe porém ela “existe”, entre aspas mesmo, por ex.: Em uma entrevista de emprego, se você tiver uma tatuagem aparente, a pessoa se não te contratar ela jamais vai dizer que é por conta da tatuagem, ela vai dar qualquer outro argumento pra te dispensar. Foi uma notícia boa e ruim, pelo menos pra mim né... existe uma lei pra punir (ótimo) mas ainda existe o preconceito por debaixo dos panos (péssimo). Tatuagem não tem relação com a capacidade de alguém em exercer uma profissão, seja ela qual for, tatuagem não tem relação com caráter, índole de uma pessoa.
Na verdade, eu quis fazer este artigo porque eu fico indignada quando ouço meus pais falarem pra mim algo do tipo ‘’ Isso é coisa de marginal’’ ou quando eles levam pro lado religioso ‘’Você não pode modificar o corpo que Deus te deu’’ AAAAh então ta! Então porque quando a criança nasce (menina), ainda bebezinha a mãe vai levar pra furar a orelha? Já modificou o corpo, ou eu estou mentindo? Por que fazer segundo furo na orelha, colocar um piercing no umbigo é tão normal e em outros lugares mais incomuns atrai tantos olhares de reprovação? Em fim... eu gosto muito piercings e tatuagens, mas ainda tenho que enfrentar pai e mãe nesses assuntos, ainda vivo debaixo do teto deles né, acho que muitos adolescentes devem passar por isso também. Acredito que em um futuro não muito distante esse pensamento retrógrado vai ser mínimo, eu quero poder viver nesse futuro.


0 comentários:

Quem faz

Quem faz
Ingrid Adami

Menu

Fan Page do blog Twitter Instagram

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Procurando algo ?

Facebook

Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...